ZDB

Projecto Educativo
Conversas

Escola Livre

Seg22.05.2318:30
Galeria Zé dos Bois


Still do filme ‘Gulag, uma história soviética’

A actividade da Escola Livre tem lugar às segundas-feiras, às 18h30. A participação nas aulas é feita mediante inscrição prévia a partir do site, através da subscrição da newsletter.

Gulag, uma história soviética
22 de Maio, 2023 (segunda-feira)
18h30

Na sequência da sessão com Sousa Dias e Tomás Maia, em torno do livro Grandeza de Marx, e da aula seguinte em que visionámos o filme O Jovem Karl Marx, de Raoul Peck, iremos ver o primeiro episódio da série documental Gulag, uma história soviética, realizada por Patrick Rotman em 2019. Após a projecção deste episódio (com a duração de 52 minutos), debateremos a inquietação lançada por Sousa Dias: poderá a Ideia de comunismo, ainda hoje, nomear a emancipação humana?

«Os primeiros campos de concentração foram criados em 1918, poucos meses após a Revolução de Outubro. O novo regime bolchevique queria livrar-se dos adversários políticos e reeducar os chamados elementos anti-sociais através do trabalho.

A primeira experiência em grande escala acontece nas Ilhas Solovki. Milhares de prisioneiros políticos, homens e mulheres, são aí escravizados em condições desumanas.» [Do texto de apresentação do primeiro episódio.]

Dadas as características da sessão, não haverá transmissão online. A transmissão será retomada na sessão seguinte.

Programa Relacionado

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.