TACTOTEXTO é uma curva entre experimentos com palavra, simbologia e objeto. A matéria natural da terra que nos abriga e à qual lentamente assistimos o fim serve como suporte e a sensorialidade restante do humano aproxima-se em busca de qualquer forma de calmaria.
O arquivista brasileiro—sírio Francis de Assis também apresenta seu último trabalho em vídeo “A Cadeira”, em colaboração com as artistas Saif Fradj (Sousse, Tunisia) e Gabriel Valério de Arruda (São Paulo, Brasil).
TACTOTEXTO se finaliza com uma performance sonora improvisada ao lado do artista Fernando Miguel Oliveira (Coimbra, Portugal).
Francis de Assis, 1991, arquivista brasileiro—sírio, formado em Cinema pelo Instituto de Comunicação & Artes de Belo Horizonte, desde 2016. Trabalha poéticas e técnicas entre imagem-som-palavra buscando a ascensão do sentido horizontal humano através do aprofundamento de pesquisas sobre povos colonizados, marginalizados e o corpo migrante.
Fundador da ARQIVO&PESQISA, plataforma de difusão e programação de cinema independente, membro dos projetos sonoros beirasbordas, PATALONGA & Sons of Salahhudin.
Fernando Miguel Oliveira, 1982, artista multidisciplinar nascido em Coimbra, Portugal. Estudou jazz na Escola Luís Villas Boas e teatro no Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra — CITAC. Colaborador de diversos projetos sonoros em territórios português e intérprete do espetáculo “PROCESSO 8868”, vencedor do prémio Fatal Cidade de Lisboa 2024.