Próxima aula
Raiz Fasciculada
com Nuno Faria
20 de Março, 2023 (segunda-feira) ~ 18h30
“Tudo o que foi enviado para as praias de luz,
de novo será recolhido pelos espaços celestes;
mesmo a grande muralha que circunda o mundo se há-de abater,
extenuada pelo tempo,
e tornar-se-á numa ruína em putrefacção”
Lucrécio, De rerum natura (Da natureza das coisas)
A edição Raiz Fasciculada, obra colectiva de cariz fascicular que reúne contributos de autores oriundos de campos disciplinares muito distintos, deu corpo a uma aspiração: (re)encontrar a vocação do museu como lugar utópico de entrelaçamento colectivo. O museu como raiz fasciculada.
Um museu que, para além de assegurar as suas funções vitais, historicamente consignadas, fosse um lugar de dúvida, de descoberta, que não se cristalizasse nas evidências do passado e que se abrisse às correntes contemporâneas de pensamento. Um museu que procurasse a sua comunidade, que se instituísse como lugar de produção de conhecimento, consciente de ser um lugar ideológico, herdeiro da época colonial.
Concebida e editada no âmbito do trabalho desenvolvido no Museu da Cidade, no Porto, entre 2020 e 2023, é um dos poucos despojos que despontam intactos da ruína em putrefacção que foi a utopia colectiva chamada Museu da Cidade, súbita e prontamente rasurada pelos decisores políticos pouco tempo depois de começar a espraiar-se pelo território da cidade.
Reúne contributos inéditos ou recuperados, entre texto e imagem, de dezenas de autores, vivos ou mortos.
Para quem preferir uma presença on-line deixamos um link do Google Meet:
https://meet.google.com/iks-
https://meet.google.com/nbf-
https://meet.google.com/ssf-