segunda-feira lenta – uma noite de encontro entre corpos, imagens e sensações
de Aline Belfort com Izabel Nejur
partilha de filmes de aline belfort
partilha de gestos com izabel nejur
músicas para dançar sem pressa
com uma luz boa
provocando sonhos vermelhos
olhos fechados
uma boa pista de dança
lenta
numa segunda feira
o começo da sua semana
uma noite que você não vai se sentir ridículo ou mal
em seguir um tempo
diferente do da pressa
Aline Belfort
(n. 1991, Fortaleza, Brasil) é diretora, fotógrafa e curiosa.
Graduada em cinematografia pelo Russian Film Institute – VGIK (2011-2016), em Moscovo e com mestrado pelo Kino Eyes Movie Master (2019-2021). Além de cineasta, Aline estuda e trabalha com dança contemporânea. A sua relação com a corporalidade vai para além da captura de corpos que se movem na frente da câmera, mas na pesquisa de imagens táteis.
Nessa Segunda que chega no dia 17 de Julho estarei na ZDB, nas segundas na z, abrindo o meu diário, contando um pouco sobre a minha vida, sobre como meu olhar foi construído e compartilhando um desejo absoluto de fazer as coisas devagar – tendo tempo de olhar pra tudo e sentir, não deixar de sentir nada. Apresentarei uns filmes que dirigi: uma carta para o meu pai, Anyuta e um rascunho de filme: Ali; compartilharei gestos performáticos e olhares com Izabel Nejur e um dj set com músicas quentes, lentas e sexys pra gente parar de achar que segunda é dia de deixar pra trás o deleite da vida.
Izabel Nejur
(n. 1981, Rio Branco – Acre, Brasil) viaja do Brasil para Portugal em 2018. Performer, usa a sua fluidez como a principal ferramenta na sua multidisciplinaridade. A inquietação é motor para criar, a intuição a sabedoria para inovar. Tem feito trabalhos dentro do cinema, da dança, da performance, da escrita e ainda videoarte DIY. Tem uma licenciatura em Jornalismo e pós graduação em cinema e dança.