José Lencastre é um improvisador, compositor e saxofonista de Lisboa, Portugal.
É conhecido pela sua versatilidade na interpretação de diferentes géneros musicais ao longo dos anos e faz parte da vibrante cena improvisada portuguesa desde cerca de 2005, partilhando o palco e gravando com a maioria dos músicos locais, bem como colaborando com artistas internacionais de todo o mundo.
Entre 2012 e 2016 morou no Brasil onde teve a oportunidade de desenvolver o seu interesse pela rica cultura musical rítmica, melódica e harmônica do Choro, Frevo, Ciranda, etc. Em Pernambuco formou o Inconsciente Coletivo, um trio de sax, teclado e bateria que tocava principalmente as suas composições.
De regresso a Lisboa, juntamente com Rodrigo Pinheiro, Hernâni Faustino e João Lencastre, José formou o Nau Quartet.
Este grupo tem quatro discos editados até à data, todos eles muito bem recebidos pela crítica e pelo público, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Em Novembro de 2019 é editado pela Clean Feed, Live in Moscow, registo de um dos concertos da tour que o grupo fez na Rússsia.
Participou em vários outros álbuns como líder ou co-líder, e tem recebido críticas muito positivas em jornais ou sites de prestígio como Jazz.pt, All About Jazz, Free Jazz Blog, Salt Peanuts, NYC Jazz Records, Ipsilon, entre outros.
Tem tido a oportunidade de se apresentar ao vivo em vários países, tais como França, Alemanha, Inglaterra, Eslovénia, Sérvia, Rússia, Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Marrocos, e Espanha.
Desde 2017, tem ido várias vezes à Holanda, e fruto desse encontro com músicos da cena free e improv de Amesterdão lançou juntamente com Raoul van Der Weide e Onno Govaert o album Spirit in Spirit – Live at Zaal 100.
Um outro grupo fruto destas viagens é o trio com Miguel Petruccelli e Aleksandar Škorić.
Em 2020 lançou Anthropic Neglect juntamente com Jorge Nuno, Felipe Zenícola e João Valinho. Este grupo tocou no ano seguinte no Festival Jazz em Agosto, para uma lotação esgotada no grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.
José Lencastre é co-fundador da editora Phonogram Unit. Este projeto nasceu durante a pandemia de 2020 e tem como objetivo lançar música improvisada e contemporânea na qual os músicos que dela fazem parte estão envolvidos.
Em Setembro de 2021 é editado pela Phonogram Unit o album “Thoughts are Things”, onde o Nau Quartet convida Pedro Carneiro para adicionar a sua marimba à sonoridade do quarteto.