ZDB

Artes Visuais
Conversas
Sócios

Conversa “Cinema de invenção no Brasil, entre dinamite, potência, precariedade”

— Com Tadeu Capistrano, Yuri Firmeza e Marta Mestre

Qui28.11.1919:00
Galeria Zé dos Bois
© Jorge O Mourão
© Jorge O Mourão

No próximo dia 28 de novembro pelas 19h00, o artista e escritor Yuri Firmeza encontra-se com Tadeu Capistrano professor de Teoria da Imagem do Departamento de História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UfRJ) e Marta Mestre curadora da exposição “Alto Nível Baixo” para uma conversa em torno do tema “Cinema de invenção no Brasil, entre dinamite, potência, precariedade”, antecedida pela projecção do filme “A Pátria”, de Jorge O Mourão (1977, 3ª edição em arquivo digital — original em filme Super 8).

Yuri Firmeza

Yuri Firmeza é artista e escritor. Formado em artes visuais, é professor de cinema e audiovisual da Universidade Federal do Ceará. Participou em exposições no Brasil e do exterior, entre as quais a 31ª Bienal de São Paulo; 14th Biennale Jogja: Stage of Hopelessness – Yogyakarta/Indonesia; 21st Videoex – International Experimental Film & Video Festival Zurich/ Switzerland; 33º Panorama da Arte Brasileira, MAM-SP; 11ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre/RS, e a exposição individual “Turvações Estratigráficas”, no Museu de Arte do Rio (MAR), 2015.

Tadeu Capistrano

Tadeu Capistrano é professor de Teoria da Imagem do Departamento de História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UfRJ). É doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde realizou tese sobre cinema, tecnologia e percepção. Tem experiência na área de estudos da imagem, principalmente nos seguintes temas: artes visuais, estética, cinema e vídeo, indústria cultural, modernização da percepção, aparelhos ópticos, dispositivos de imersão e novas tecnologias da imagem. Além das atividades académicas, coordena a Coleção ArteFíssil, da Editora Contraponto, especializada na publicação de livros de arte, imagem e filosofia.

Marta Mestre

Marta Mestre é curadora, trabalha entre Lisboa e São Paulo. Desenvolve pesquisa sobre narração histórica da arte, contra-narrativas da arte contemporânea, arquivos de artistas e movimentos culturais, sociais e políticos. Foi curadora no Instituto Inhotim, Minas Gerais/Brasil, curadora-assistente no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, curadora-convidada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, e coordenadora do Centro de Artes de Sines/Portugal. É co-curadora do projeto editorial e cultural “Imago/Ymago“ (Lisboa)

Jorge O Mourão

Jorge O Mourão, artista orgânico, escritor e jornalista. Criador do Teatro de Câmara com Walmir Ayala & Álvaro Guimarães, dedicado à encenação de temas populares e de vanguarda (1965). Atuou em filmes, performances e manifestos na Europa, Ásia, África e USA (1967 a 1974). Fundador da PRESENÇA, um dos pioneiros da Imprensa Alternativa pós-golpe (1971) e inventor da L.O.F.T. Galeria Alternativa – laboratório de criação e espaço multimédia dedicado à produção e lançamento de trabalhos independentes e sede dos ARCHIVOS IMPOSSIBLES by Mourão (1975 a 1985). Atualmente filma L.O.F.T.doc – impressões das manifestações na trincheira de resistência cultural de 1975 a 1985 e escreve Paris, Katmandu – registo das barricadas de 1968 em Paris e das trilhas alternativas decorrentes.

Programa Relacionado

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.