A sessão Estranhos Estrangeiros marca o encontro de três filmes curtos, realizados por Gabriela Giffoni, Leonardo Mouramateus e Ian Capillé, brasileiros que vivem há anos em Lisboa. Se, de um lado, os filmes têm como campo narrativo certas percepções, suspensões e choques de quem “chegou mais tarde” a um lugar, do outro, cada filme joga com a estranheza de habitar novos espaços, que se metamorfoseia numa estranheza temporal. Narrativas que jogam com tempos que se friccionam, se esbarram, carregam lapsos, dobras, labirintos – e investem numa percepção descontínua, fantasmagórica e embaralhada de uma situação.
Sessão com a presença dos realizadores, seguida de dj set por Dj Recibos Verdes.
PROGRAMA
Eco de um soco no Osso | Echo of a punch on the bone
Portugal, 2021, 24′ | Dirigido por Gabriela Giffoni
Nina deve retornar ao seu país natal depois de dois anos a morar fora. Na véspera do voo, ela tem um jantar com amigos, durante o qual são contadas histórias desse grupo de estrangeiros no novo país. Na manhã seguinte, no dia da viagem, Nina vive um pesadelo.
Meio Ano Luz | Half a Light-Year
Portugal, Brasil, 2021, 18’55” | Dirigido por Leonardo Mouramateus
Um rapaz senta-se numa rua movimentada de Lisboa para desenhar as pessoas que passam. Não muito distante, um casal conversa sobre a origem de uma carteira encontrada meses antes. A luz de um momento é reflectida sobre o outro.
O rio e seu labirinto | The river and the labyrinth
Brasil, Portugal, 2023, 23′ | Dirigido por Ian Capillé
De um lado do rio Tejo, Clara acaba de se mudar para o seu novo apartamento. Do outro, um homem deambula pela noite. Com o passar do tempo, ambas as margens se fundem lentamente, e o que parece deixado para trás no passado pode sempre estar à espera no futuro.