ZDB

Música
Concertos

Julia Holter

Qua29.05.1921:30

Julia Holter foi trilhando um percurso assimétrico, colaborando com músicos e artistas renomeados, estabeleceu-se de forma irredutível com Tragedy, em 2011. Sedimentou-se como compositora essencial dos nossos tempos, aprofundando a pop, tornando-a num registo artístico profícuo de tacto barroco. Na sua música há lugar para inúmeros espaços, todos eles ocupados de tudo e até de silêncios que podem parecer vazios, embora sejam esculpidos para se preencherem de respirações que ficam em suspenso. Três anos volvidos desde a última edição, a artista vem até nós para apresentar Aviary.

Aviary editado em 2018, é o quinto disco oficial de Julia Holter, surpreendeu os críticos e figurou nas listas do ano de diversas publicações incluíndo Pitchfork, Consequence of Sound e The Guardian. É mais um lugar suis generis na obra da compositora, um disco repleto de referências, que no entanto, não descura os arranjos vocais ousados regularmente presentes nos trabalhos do passado. Conferem-se momentos de expansão ilimitada, reflectem-se inspirações assumidas — Kate Bush, cânticos tibetanos e música medieval — reconstruindo-se sobre teclas vulneráveis, formando fortalezas sonoras que se aparentam efémeras, mas renascem robustas e culminam em noventa minutos de belas canções. Actualmente, Julia Holter sobe ao palco na presença de sete músicos, momentos de partilha e imponência contrastantes com a solidão do passado, em que a introspecção se agitava no epicentro da sua excentricidade musical.

O regresso a Lisboa volta a ter mão da ZDB, desta vez fora de portas, no Capitólio. Numa noite imperdível, concede-se espaço para Julia Holter nos receber, agora resta-nos tempo para escutá-la. JH

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.