ZDB

Música
Concertos

Tiago Sousa ‘Organic Music Tapes IV’ + himalion

qui30.01.2521:00
Galeria Zé dos Bois


Tiago Sousa ©Vera Marmelo
himalion

Tiago Sousa ‘Organic Music Tapes IV’

O quarto volume da série Organic Music Tapes vem encerrar este ciclo que tem transformado de forma significativa a música de Tiago Sousa. Composições em estado fluido, que formam nebulosas de sons de contornos imprecisos para piano, órgão e taped loops, a partir de técnicas inauguradas pelo minimalismo americano, nomeadamente por compositores como Steve Reich, Terry Riley ou Charlemagne Palestine.

Ao longo desta série presenciamos na música composta por Tiago um papel mais preponderante atribuído ao órgão eléctrico em contraponto com loops pré-gravados. Este é o momento em que esta técnica se encontra estendida às composições de piano. Desenvolvem-se assim novas oportunidades para que a repetição e variação de pequenos motivos induza percepções subtis e efeitos psicoacústicos. Esta derradeira edição corresponde ao maturar das intenções do compositor português em torno da ideia da música orgânica. Também na música, o mundo orgânico é bastante diferente daquele que se constrói a partir de regras da sintaxe e da gramática. Refere-se antes ao tipo de relações interdependentes e processos pacientes e repetitivos, ao mesmo tempo, espontâneos e imprevisíveis, que dão forma aos rios e montanhas, aos veios da madeira, à fibra nos músculos ou às marcas numa pedra Jade.

himalion

Em WYSIATI, Diogo Sarabando de himalion – grupo de chamber-pop e indie-folk de Aveiro – reflecte sobre a necessidade e ansiedade de desabitar o passado. Após uma digressão a solo com o LP de estreia BLOOMING em Novembro de 2021, Diogo iniciou uma residência artística nos Açores. No sótão da “Lost in Pico” do seu amigo Henry Simões montou um pequeno estúdio, e ao longo de 3 semanas (passadas entre Terceira, São Miguel, Pico e Faial) por entre as florestas de cryptomeria, o contraste da areia vulcânica com o azul atlântico e com o olhar sempre subjugado ao magnetismo da montanha, Diogo idealizou o que viria mais tarde a tornar-se o novo LP – WYSIATI (baseado no conceito criado por Daniel Kahneman que tenta explicar a nossa tendência em tomar decisões baseadas apenas na informação disponível, sem considerar o que possa ser desconhecido).

Pouco tempo depois Diogo ingressou num workshop da School of Song com Robin Pecknold dos Fleet Foxes. O foco da School of Song na construção de comunidade e a abordagem educacional de “porto seguro” serviram como catalisador para a exploração do cerne de WYSIATI: não tendemos a considerar o factor acaso e erradamente assumimos que o futuro será semelhante ao passado.

No fim do curso Robin doou um budget profissional de gravação e mistura a Diogo, que o permitiu cumprir um dos objectivos na origem de himalion – colaborar com uma maior diversidade de músicos, em especial da região de Aveiro, e consolidar uma comunidade musical e artística em torno de himalion.

Misturado por Phil Weinrobe (Adrianne Lenker, Tomberlin, hand habits, etc.) no Sugar Mountain e masterizado por Josh Bonati (Sufjan Stevens, Adrianne Lenker, Mac Demarco, etc.) em Brooklyn NYC, WYSIATI é o segundo longa-duração de himalion com lançamento previsto para Janeiro.

himalion irá apresentar-se em formato solo set para apresentar WYSIATI a par com alguns temas dos registos anteriores.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.