ZDB

Projecto Educativo
Sócios

Curso de arte experimental brasileira (anos 1960/1970)

— Em diálogo com a exposição Alto Nível Baixo

sex31.01.2015:00
Galeria Zé dos Bois


© Bruno Lopes

NowHere or Never são cursos teóricos e imersões a partir de exposições e eventos patentes em instituições de Lisboa, assim como o aproveitamento de artistas e pensadores latino-americanos que estão de passagem pela capital portuguesa .

Sexta-feira, dia 31 de Janeiro, a ZDB acolhe e produz um mini-curso, orientado pela curadora Cristiana Tejo, cujo objectivo é a contextualização da produção artística experimental brasileira, a partir da análise das trajectórias de alguns dos artistas que participam na exposição Alto Nível Baixo.

A exposição agrega obras audiovisuais raras de cerca de 20 artistas incontornáveis da cena artistíca, da segunda metade do século XX, no Brasil. Trata-se, portanto, de uma grande oportunidade para conhecer um pouco da história da arte contemporânea brasileira, tomando contacto directo com as obras.

O encontro dividir-se-á em dois momentos: uma introdução ao momento sócio-político-cultural do meio artístico brasileiro entre 1960 e 1980 e as trajetórias e experimentações formais de alguns artistas que participam na exposição. No segundo momento, visitar-se-á a exposição com o objectivo de fomentar uma discussão colectiva sobre as questões levantadas pelas obras.

Cristiana Tejo

Cristiana Tejo é curadora independente e doutora em Sociologia (UFPE). É investigadora do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa. Foi diretora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Recife) e curadora de Arte Contemporânea da Fundação Joaquim Nabuco.

Programa Relacionado

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.