ZDB

Projecto Educativo

Escola Livre

qua14.02.2415:00
Sociedade de Geografia de Lisboa, Auditório Adriano Moreira


Mariana Lupi Costa, s/título, digitalização de cianotipia, Julho de 2023.

Acompanhe o programa subscrevendo a newsletter no site, da Escola Livre.

Quando Camões, no começo dos poemas
com João Maria Carvalho

14 de Fevereiro, 2024 (quarta-feira)
15h00
Sociedade de Geografia de Lisboa, Auditório Adriano Moreira

Depois de uma pausa lectiva, recomeçamos a Escola Livre associando-nos a uma palestra da Secção Luís de Camões da Sociedade de Geografia. Recomeçamos a partir dos começos de Camões, que nos acompanha faz longo tempo.

A aula será na Sociedade de Geografia, perto do Coliseu de Lisboa, e começará às 15h. Haverá também a possibilidade de seguir online, a partir deste link.

Deixamos, aqui, um resumo da palestra:
Vivemos num mundo feito de histórias que começam e não acabam», escreve Italo Calvino. O que há no começo que o faz bastar-se a si próprio, como se condensasse, no seu tom lacónico, tudo o que promete? A muitos poemas basta-lhes o primeiro verso (o incipit) para se inscreverem, indelevelmente, na memória e no coração de quem os lê. Um mover d’olhos… e já a vista se desviou (entre nós) da esquerda para a direita, pronta para cair; já um mundo se desfez e outro se ergueu. Alguns dos começos mais memoráveis da nossa poesia pertencem a esse poeta que é, de certo modo, o incipit dela – Camões. Partindo dos versos iniciais dos seus poemas, queremos perguntar: o que significa começar? Como começar?

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.