ZDB

Projecto Educativo
Conversas

Escola Livre

seg06.03.2318:30
Galeria Zé dos Bois

Todas as segundas-feiras às 18h30.

Leah Saraiva, s/título fotografia digital março 2023

A actividade da Escola Livre tem lugar às segundas-feiras, às 18h30. A participação nas aulas é feita mediante inscrição prévia a partir do site, através da subscrição da newsletter.

Próxima aula

O encontro com a natureza

6 de Março, 2023 (segunda-feira) 18h30

Evocando a origem da escola livre como espaço de diálogo e partilha, abrimos a sessão com a proposta do projeto de investigação de Mestrado de Leah Saraiva, que procura pensar o encontro com a natureza mediado pela experiência do sensível, percorrendo o caminho das árvores, do musgo, das pedras e das florzinhas – um mundo íntimo.

Será apresentado o projeto teórico ainda incipiente e obras que acompanham esta investigação, ficando aberta a sessão para o diálogo e a troca de impressões.

Para quem preferir uma presença on-line deixamos um link do Google Meet:

https://meet.google.com/ewp-bodr-qna (1ª hora)

https://meet.google.com/dca-nrsj-rub (2ª hora)

https://meet.google.com/tik-wzzc-feq (3ª hora)

A Escola Livre

Desde 2017, um grupo de estudantes e de professores, de diferentes áreas e contextos curriculares, reúne-se semanalmente para aquilo a que se chamaram as aulas livres. Sem programa, sem avaliações, sem currículo, o encontro responde geralmente a um mote, proposto na sessão anterior por qualquer um dos participantes. Este lugar, o lugar da escola — chamada agora escola livre —, é onde podemos vir para aprender a ensinar, e para ensinar aprendendo.

No dia 11 de Outubro de 2021, deu-se o primeiro encontro num novo espaço — a Galeria Zé dos Bois — que acolhe este ano lectivo a escola livre em residência! Foi um momento de descoberta e de partilha, relembrando algumas pistas de aulas anteriores. Inspirando-nos num título de Maria Gabriela Llansol, O Começo de um Livro é Precioso, julgamos poder dizer: este recomeço da escola está a ser precioso.

Programa Relacionado

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.