ZDB

Projecto Educativo
Conversas

Escola Livre

Ter07.02.2318:30
Galeria Zé dos Bois

Todas as terças-feiras às 19h.

Caravaggio, A Incredulidade de São Tomé, 1603 / Óleo sobre tela, 107 x 146 cm (Neues Palais de Sanssouci, Potsdam, Alemanha)

A actividade da Escola Livre tem lugar às terças-feiras, às 18h30. A participação nas aulas é feita mediante inscrição prévia a partir do site, através da subscrição da newsletter.

Próxima aula
Caravaggio, Nancy e a Ressurreição (III)
7 de Fevereiro, 2023 (Terça-feira) ~ 18h30

Nesta aula, Tomás Maia concluirá a leitura do quadro de Caravaggio A Incredulidade de São Tomé, agravando o close-up já iniciado para dar a ver a gestualidade dos protagonistas. Tal gestualidade convida-nos a compreender que o cristianismo nos lega um vazio que não é apenas o do corpo de Cristo, mas o de qualquer ser humano.

Para quem preferir uma presença on-line deixamos um link do Google Meet:
https://meet.google.com/ito-sdhx-qny (1.ª hora)
https://meet.google.com/ixu-dodo-knv (2.ª hora)

A Escola Livre

Desde 2017, um grupo de estudantes e de professores, de diferentes áreas e contextos curriculares, reúne-se semanalmente para aquilo a que se chamaram as aulas livres. Sem programa, sem avaliações, sem currículo, o encontro responde geralmente a um mote, proposto na sessão anterior por qualquer um dos participantes. Este lugar, o lugar da escola — chamada agora escola livre —, é onde podemos vir para aprender a ensinar, e para ensinar aprendendo.

No dia 11 de Outubro de 2021, deu-se o primeiro encontro num novo espaço — a Galeria Zé dos Bois — que acolhe este ano lectivo a escola livre em residência! Foi um momento de descoberta e de partilha, relembrando algumas pistas de aulas anteriores. Inspirando-nos num título de Maria Gabriela Llansol, O Começo de um Livro é Precioso, julgamos poder dizer: este recomeço da escola está a ser precioso.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.