ZDB

Transdisciplinar
segundas na z

os intrusos esbanjaram luz ~ segundas na z

— Isabel Medeiros & Pablo Quiroga Devia

seg20.10.2522:00
Galeria Zé dos Bois


© Isabel Medeiros e Pablo Quiroga Devia
© Isabel Medeiros e Pablo Quiroga Devia
© Isabel Medeiros e Pablo Quiroga Devia

os intrusos esbanjaram luz. o título veio como um tropeço, a meio d’A Invenção de Morel, obra que Isabel e Pablo leram, juntos, e que os inspirou a cruzar os seus dois imaginários. o primeiro, definido sob a noção multifacetada de memória, a partir das experiências explosivas e metamórficas de um vulcão nos Açores. o segundo, por uma curiosidade irresoluta pelas características particulares do longo processo de mutação das laranjas (tão intrusas e abundantes em terra portuguesa quanto Pablo ou à própria ideia de Portugal — que significa, também, “laranja” em árabe).
com os vulcões e as laranjas, mas também com os fungos que crescem sobre as fotografias de Isabel, alimentados por limão e farinha, faz-se um caldo poderoso de possibilidades. como aquele primordial, que teria originado a origem, mas que não deixou de precisar de ingredientes tão misteriosos quanto mundanos. são muitas as receitas que fizeram vida, afinal — todas aqui e agora, sobre as superfícies terrestres, o chão, a casca, a pele. (…)

Isabel Medeiros

O trabalho de Isabel Medeiros (Ponta Delgada, 1998) tem orbitado em torno da memória, acompanhando os seus vários processos de preservação, transformação ou deterioração. Através de diversos media, explora como as imagens, os sons, as vozes, as rochas e outros objetos podem — ou não — sobreviver à passagem do tempo. Entre narrativas pessoais e coletivas — atravessadas, por vezes, pelas topografias materiais e imaginadas do seu território natal —, o seu trabalho desenvolve-se entre o efémero e o permanente. Isabel Medeiros é mestre em Estética e Estudos Artísticos com especialização em Cinema e Fotografia pela NOVA FCSH, Lisboa (2023), pós-graduada em arte sonora (2025) e licenciada em Arte Multimédia na vertente de Instalação e Performance pela FBAUL, Lisboa (2019), realizou também estudos na Art Academy of Szczecin, na Polónia (2018/19).

Pablo Quiroga Devia

Nos últimos anos, Pablo Quiroga Devia, artista colombiano nascido em Paris (1990), tem se dedicado a compreender as características de alguns territórios da Europa e da América do Sul, sobretudo a partir dos fluxos, movimentos e introduções de seres vivos de algumas regiões de Portugal e da Colômbia. No seu trabalho, pensa de que formas a transformação da paisagem é atravessada pela construção de visões de mundo que se sobrepõem, misturam, se impõem ou transmitem por meio de determinadas ações entre espécies — nem sempre controladas pelo ser humano. Assim, concentra-se em analisar casos particulares das circulações e processos de adaptação de certos organismos, desenvolvendo práticas que apresentam casos complexos de coexistência a partir de métodos de montagem e de metamorfose. Entre propostas de instalações, esculturas, desenhos ou outros formatos determinados pelos contextos de cada projeto ou território, o seu ponto de partida é, muitas vezes, resíduos encontrados ao seu redor — penas, folhas, sementes, frutos —, bem como a experimentação com diferentes relações plásticas entre eles.

Laila Algaves Nuñez

Laila Algaves Nuñez (Rio de Janeiro, 1997) é investigadora, escritora e trabalhadora cultural, interessada particularmente pelos estudos de futuro desenvolvidos na filosofia e nas artes, bem como pelas contribuições transfeministas para a imaginação e o pensamento social e ecológico. bacharel em Cinema (PUC-Rio, Brasil), mestre em Estética e Estudos Artísticos (NOVA FCSH, Portugal) e doutoranda em Estudos Artísticos – Arte e Mediações (NOVA FCSH, Portugal) com bolsa FCT, a sua investigação atual move-se pelo campo da ecocrítica material feminista, cogitando o potencial da escrita e da ficção como ferramentas de salvaguarda dos Direitos da Natureza. colabora com o Instituto de Filosofia da Universidade NOVA de Lisboa, a revista Umbigo e a rede Terra Batida, nos quais propõe e participa de pesquisas que percorrem as interseções entre palavra, performance, imaginação e ativismo ecológico.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.