ZDB

Música
Concertos

Sara Persico ‘Sphaîra’ ⟡ Guilherme Curado

sex07.02.2522:00
Galeria Zé dos Bois


Sara Persico ©Carmine Covino
Guilherme Curado © Pedro Cosme

Sara Persico

Surpresa valente na eletrónica de combate dos nossos dias, bastou um EP para ecoar nos ouvidos e lugares que merecia. Mas Boundary não nasceu de um simples estalar de dedos; é um culminar de anos de experimentação electro-acústica a que junta estudo académico despretensioso e muitas horas atrás dos decks. Acima de tudo, transmite uma intenção em compreender a natureza complexa do caos para o recriar – e obviamente, fazer disso uma forma de expressão. Aberta a mutações algures entre os idiomas do industrial e a samplagem mais sónica, é nos meandros escuros de becos rítmicos que faz circular uma energia bruta que espreita meta-melodias e encontra respiro nos silêncios possíveis.

A nível vocal, revela-nos domínio e ousadia, seja na natureza gutural que arranca de ritmos maquinais, seja de espaços no limiar da percepção. O grito evocatório, o sussurro seco e a respiração amplificada são elementos que abrem canais ao delírio ongoing em estado de matéria viva. Por outro lado, se o seu trabalho a solo oferece todo um universo fervilhante e prolífico, as suas colaborações com Caterina Barbieri, Cecilia Tosh ou Lucy Railton demonstraram ainda maior amplitude nestes – e noutros – léxicos sonoros. Regressa a Lisboa, cidade com a qual tem uma relação longínqua, onde atuou e passou alguns dias em residência artística. Apanhá-la por cá, nesta fase de hiperatividade e crescente reconhecimento, significa ocasião oportuna para um festim sensorial. NA

Guilherme Curado

Guilherme Curado trabalha entre meios, cruzando vídeo e som, construindo paisagens utópicas virtuais. A imaterialidade, a fluidez, as reflexões, em diálogo com o corpo e a identidade, servem de ponto de partida para a reflexão sobre a experiência contemporânea.

Na sua prática sonora, concentra-se na criação de ambientes oníricos, utilizando-os como ferramentas para escape da realidade.

Integrou TRV001, compilação de lançamento da editora turva em 2020, em 2021 lançou For Better Times pela Variz. Tem colaborado na criação de peças sonoras para espetáculos como ÁguasMil de Beatriz Garrucho e Kepler-69C de Pablo Girolami.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.