Breogán Xague irá misturar peças de transmissão oral da música popular galega com canções dos seus últimos álbuns. O artista está a trabalhar há vários anos numa trilogia sobre a emigração. O primeiro álbum Xague1 (2022) explora, a partir da Galiza, o lugar que deixa para trás através de estereótipos como a saudade que têm sido estruturalmente utilizados para evitar falar sobre as razões sociais por detrás da emigração galega. O segundo, Xague2 (2023), a partir da Suécia, fala-nos do processo de adaptação a um novo país e da compreensão do meio envolvente.
Os temas e canções apresentados recorrem ao sample como ferramenta principal, misturando ferramentas contemporâneas do trap e do hip hop com a música tradicional galega. Breogán Xague é um artista plástico, escultor, poeta e músico que aborda questões relacionadas com a ruptura na transmissão linguística do galego, relacionando-a com problemas ligados à paisagem e à representação de uma comunidade.Vivendo entre a Suécia e a Galiza, realizou exposições individuais na Galleri Mejan e na Galleri ID.I, em Estocolmo, bem como exposições colectivas na Mint ABF, na Academia Sueca das Artes e na Fundação DIDAD de Santiago de Compostela, entre outras. Acaba de publicar o seu primeiro livro com a editora Chan da Pólvora e, como músico, acaba de lançar o seu segundo álbum Xague2, que apresentará neste evento.
Milson estreia-se nas segundas na z com uma seleção sonora e musical incomum aos seus sets. Do Dub até ao Baile, focando-se nas baterias, basslines e samples, esta mistura une o experimental e a vontade de dançar.