ZDB

Artes Performativas
Performance

The Pandemia Chronicles: A Divination Ritual

— de Guillermo Gómez-Peña & Balitrónica

qua19.04.2319:30
Galeria Zé dos Bois


A brand new spoken-word monologue & “live-action juke-box”

por Guillermo Gómez-Peña & Balitrónica

Utilizando uma roleta de casino e técnicas esotéricas, recorrendo ao tradicional baralho de tarô, Balitrónica – poeta cyber-feminista e pedagoga radical – usa várias formas de magia de oráculo para selecionar textos do repertório do La Pocha Nostra, de spoken-word e adereços para a atuação ao vivo de Gómez-Peña. O destino do guião e a performance são determinados por métodos de adivinhação e acaso. Neste novo projecto de La Pocha Nostra, os artistas são “desligados”, pensando em voz alta e articulando os desafios e possibilidades de reinvenção no meio de múltiplas pandemias. A performance inclui novos textos escritos durante os últimos dois anos combinados com “clássicos” dos próprios arquivos vivos de Gómez-Peña.

Guillermo Gómez-Peña é um dos nomes mais importantes dos estudos da performance, em articulação com a antropologia e demais ciências sociais, os estudos queer e de género, e os estudos de fronteira e migrações. Guillermo Goméz-Peña virá acompanhado por Balitrónica, parceira no colectivo La Pocha Nostra. Esta iniciativa é organizada em parceria com o Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), o Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas (LIPA) da Universidade de Coimbra, a Galeria Zé dos Bois e o CRIA, e conta ainda com o apoio do Hangar e de Arte Acción (Doris Difarnecio & Chill Hill).

Declaração artística de Gómez-Peña: “A minha nova performance representa o fruto do trabalho da minha vida em todas as suas iterações: performance ao vivo, conferências, arquivo, trabalho literário, mentoria, activismo comunitário, tudo isto juntado para enfrentar os perigos dos tempos em que vivemos com o seu desrespeito pela vida humana e o enfraquecimento insidioso da democracia. Neste momento da minha vida estou a pensar tanto no legado como a tentar produzir continuamente obras de arte experimental socialmente engajadas, que estão simultaneamente ligadas aos debates nacionais. Aprendi com décadas de material de performance itinerante para locais para além da fronteira que um apelo à ação – sob a forma de uma obra de arte – tem o poder de suscitar compaixão e de inculcar um desejo de justiça social. Para mim, a arte performativa é uma forma de democracia radical e cidadania que depende da presença do público/comunidade para ter sucesso. Vejo a minha abordagem à criação desta peça híbrida como “executando os arquivos” para múltiplos contextos: O mundo da arte, a academia, a comunidade e os meios de comunicação social. Estou particularmente interessado em ligar-me a uma nova geração de membros da audiência que talvez não tenham sido expostos à história da minha geração, à arte performativa e ao movimento Chicano”.

Guillermo Gómez-Peña (US/MX)

Guillermo Gómez-Peña (México) é artista performático, escritor, ativista, pedagogo radical e diretor artístico da La Pocha Nostra. Nascido na Cidade do México, mudou-se para os Estados Unidos em 1978 e, desde 1995, divide-se entre São Francisco, Cidade do México e a “estrada”. O trabalho performático e os 21 livros contribuíram para os debates sobre a diversidade cultural, geracional e de género, cultura de fronteira e relações Norte-Sul. A sua obra de arte foi apresentada em variados locais nos EUA, Canadá, América Latina, Europa, Rússia, África do Sul e Austrália. Colabora  regularmente com jornais e revistas nos Estados Unidos, México e Europa e é editor colaborador da revista The Drama Review.

Balitronica (US/MX)

Balitronica Gomez é uma artista performativa, poeta ciborgue e pedagoga radical, criada na fronteira Tijuana/San Diego por uma família de ocultistas multigeracionais, tem formação em teatro clássico e Literatura Vitoriana e detém um MFA em Poesia e Escrita do Mills College. O seu trabalho de interpretação foi largamente influenciado pelo tempo em que viveu num convento católico do século XVII, em Paris, com uma Ordem Dominicana de Freiras. Desde que se juntou à La Pocha Nostra, tem feito uma prática de performance a tempo inteiro que explora as ideias de actos psicomágicos rituais, métodos ocultos de transcendência, e o corpo humano como conduto. Desde 2013 que faz uma tournée internacional com Gómez-Peña e reside actualmente entre São Francisco, Cidade do México, e a fronteira de San Diego/Tijuana.

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