Há dez anos, Uma Retrospectiva foi projectada como uma retrospectiva para o futuro. Ei-la finalmente dez anos depois. A andar em frente, de olhos postos no retrovisor, Mariana e Raquel celebram a sua resistência ao desencantamento fulminante, assumem-se sonhadoras insistentes, dão o corpo ao manifesto, voltam a minar Lisboa, lançam os foguetes e lamentam as canas. Dez anos passaram num instante e há um bolo para soprar.
Uma Retrospectiva 2013-2023 é uma criação de Mariana Tengner Barros e Raquel Castro que tem por base a celebração dos dez anos de estreia da peça Uma Retrospectiva. Um dos pontos de partida desta nova criação é o reenactment de algumas das suas performances mais emblemáticas: Stop and think, Mamma and Rach:Holiday in Lisbon e Bronzeado, performances essas que têm como pano de fundo Lisboa, uma cidade em constante transformação e muito exposta aos fenómenos de gentrificação, especulação imobiliária e turistificação.
Esta celebração conduz-nos a uma reflexão pessoal, artística e social sobre o trabalho desenvolvido em 2013, à luz dos dez anos que passaram.
A Bela Associação, a Razões Pessoais e a Galeria Zé dos Bois são estruturas financiadas pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes