A ZDB apresenta, no primeiro fim-de-semana de Junho, um workshop conduzido por Graeme Thomson & Silvia Maglioni, os responsáveis pela recuperação do guião do filósofo francês Felix Guattari Un amour de UIQ.
Será uma oportunidade única de trabalhar a partir deste guião em potência, explorando a relação entre ficção científica, arte e filosofia.
.
“Este workshop debruça-se sobre o argumento de ficção científica, nunca filmado, de Félix Guattari: Un Amour d’UIQ. Este será tratado como uma entidade instável, em potência, cujo devir é negociado num processo contínuo de translação e tradução. Tomando como ponto de partida o ensaio de Pasolini que considera o guião cinematográfico por filmar como uma “estrutura que se quer tornar outra estrutura”, iremos investigar as formas nas quais o próprio tema de Un Amour d’UIQ se relaciona com o desejo do argumento em se tornar filme.
No argumento de Guattari, uma força alienígena invisível de uma dimensão paralela – o universo Infra-quark – estabelece contacto com um grupo de humanos e começa deste modo a desejar possuir uma forma (um rosto, um corpo) que lhe permita comunicar com o mundo dos seus anfitriões.
O objectivo a que nos propomos é “produzir” colectivamente múltiplas versões deste filme-em-construção, sem filmar uma única cena. Pelo contrário, o filme deverá tomar forma num processo de contaminação/contágio ao traduzir/transduzir o ADN do guião em imagens mentais passíveis de serem comunicadas entre o grupo e que irão constituir as componentes da projecção virtual do trabalho em curso. A tradução/transdução do argumento significará também a transposição temporal (dos anos 80 para a actualidade) e o repensar dos seus contextos políticos e culturais em relação aos dos participantes/transdutores e das suas histórias, fábulas ou futuros.”
* Irá ser exibido o filme In Search of UIQ dos realizadores Graeme Thomson & Silvia Maglioni, sábado dia 7 às 22h