ZDB

Música
Concertos

Borshch Nacht #2 c/ Hiro Kone ⟡ Piag3t [Nova data em breve]

sex17.04.2022:00
Galeria Zé dos Bois


Hiro Kone

Hiro Kone não fala a língua das máquinas, mas usa as máquinas, sobretudo sintetizadores modulares, como ferramentas de expressão. Em entrevista à Quietus, a artista norte-americana explicava que a sua aprendizagem no campo da síntese modular, impulsionada pela sua colaboração com o veterano Drew McDowall (Coil, Psychic TV), foi um processo equivalente a aprender uma nova linguagem: “Há a parte rudimentar, depois começas a ter alguma fluência e acabas por chegar a uma auto-expressão real e poética”. E essa ideia é radical: a música electrónica experimental e abstracta como campo de expressão poética. Nicky Mao – verdadeiro nome de Hiro Kone – estreou-se na Bitterroots em 2011 com um EP homónimo a que se seguiram uma série de pequenas edições, marcos na estrada no tal processo de aprendizagem: a cassete Fallen Angels lançada na Geographic North e o EP The Unmoved Mover (dois trabalhos de 2014). Ambos os EPs resultaram de trabalho apoiado por Tim DeWit dos Gang Gang Dance, mas ao mesmo tempo, Mao já procurava desenvolver a sua linguagem na órbita imediata de Drew McDowall. Foi a Geographic North que lançou, em 2017, o seu álbum de estreia: Love is The Capital, espantoso trabalho que encimou muitas listas de melhores registos do ano. Techno industrial com uma dimensão política – e certamente poética – registado no mesmo período em que, com McDowall, trabalhou em The Ghost of Georges Bataille, um álbum cujo título nasceu de sessões espíritas conduzidas por uma amiga sua, artista plástica, que consultava o fantasma de Bataille em busca de títulos para as suas obras. Esse álbum só viu a luz do dia em 2018, no mesmo ano em que lançou também Pure Expenditure (Dais Records). Mais duro e propulsivo do que os meditativos trabalhos que assinou no passado, o facto do novo álbum conter uma mudança de rumo musical, de acordo com Mao, traduz a dupla condição, chinesa e americana, com que teve que lidar enquanto crescia: nasceu nos Estados Unidos, mas foi educada em Hong Kong. 2019 foi um ano particularmente prolífero para Hiro Kone com o emocionante A Fossil Begins to Bray, também pela Dais Records. Uma viagem mais profunda no vazio dos sintetizadores modulares, field recordings e noise. Como o título sugere, este álbum foca-se intencionalmente na ideia de dar uma voz, antropomórfica a espíritos e criaturas antigas, através de uma lente, que é ao mesmo tempo contemporânea e futurista na sua composição técnica.

Piag3t

Piag3t é Martin Jon Hasfeld, artista dinamarquês actualmente a viver em Copenhaga. Piag3t fez a primeira release na editora Petrola80 de Copenhaga, participando na compilação “Expand”. Durante os próximos meses Piag3t vai continuar a lançar novas faixas e trará algumas surpresas, incluindo uma release na inconfundível editoria Posh Isolation de Loke Rahbek e Christian Stadsgaard.

Na sua estreia em Portugal, Piag3t traz à Borshch Nacht na ZDB o seu live set “Work To Get True”, onde explora o tema da amizade e das almas que não existem. NA

Programa Relacionado

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.