Bar Aberto apresenta
sessão de música e de leitura + DJ set
Antecedidas pelo nome de verniz Cliché de gama regular e com o custo de 1 euro – 80 Tu e Eu – foram descritas pela Miss Verniz como “ fórmula simples de espalhar, pois flui com facilidade e, mesmo sendo metálicas, não dificultam muito a aplicação nem fazem aquelas “riscas””. Acabadas as senhas, Mariana Amaral e Matilde Roselló apresentam-se agora como Bar Aberto.
O tempo é escasso e limitado, o consumo é livre e gratuito – mas apressado – e há sempre fila a empatar. Enquanto dupla tentam fazer o máximo com o mínimo e é a destilar que escrevem e cantam o sentimento volátil da juventude, levando os erros nos bolsos como arma, e a sinceridade no peito como trunfo.
Inimigas da qualidade e da quantidade, são apologistas do carrascão e das promessas naives; são o retrato seco e doce de quem dá o litro e mesmo assim sente que não faz o suficiente. E de quem faz tudo, mesmo fazendo tudo mal.
Acima de tudo, é o amor uma pela outra, pela música, pelas noitadas, pelas coisas bonitas, pelos copos e pela vontade, que as traz às segundas na z, no dia 4 de novembro, para apresentar um set de leitura e de canções, seguido de um DJ set.
Conhecem-se na festa de 18 anos da Matilde, numa roda entre amigos, de mãos dadas e a cantar músicas dos The Strokes. Anos mais tarde, voltam a encontrar-se, já na Lisboa pós-pandémica, cruzando-se em festas e muitas visitas à tasca Amadeu, conhecida entre amigos como “o Escondidinho”, em Arroios.
É em 2022 que surge a ideia de unir forças e formar uma banda. Numa cave alugada em Benfica começam a aprender acordes, a partilhar poemas e notas de telemóvel, criando assim as primeiras músicas de 80 Tu e Eu. Estreiam-se ao vivo no verão de 2023 na SMUP, a convite da Cafetra Records, com o coletivo Meia/Fé.
Em setembro do mesmo ano, Mariana parte para Erasmus em Budapeste, enquanto Matilde se muda para o Porto, para terminar a faculdade. Continuam a escrever e a tocar, voltando a unir-se para tocar ao vivo mais de um ano depois, no Desterro e agora nas segundas da z, a convite de Laura Gama Martins.