ZDB

Artes Performativas
Projecto Educativo
Conversas

Estética da Resistência: Fotografia e Performance

— conversa com Karina Bidaseca e Doris Difarnecio & performance de Daniela Mara Reis da Silveira

sex07.07.2318:00
Galeria Zé dos Bois


Conversa “Estética da Resistência” entre Karina Bidaseca e Doris Difarnecio moderada por Chilll, artista visual e co-conspirador da plataforma Arte Acción, seguida de uma performance de Daniela Mara Reis da Silveira.

Karina Badeseca

Conversando sobre o trabalho da fotógrafa sul-africana Zanele Muholi, xs convidadxs darão contributos relevantes sobre as artes e o espectáculo. Karina Bidaseca é pós-doutora em Ciências Sociais, Infância e Juventude. A sua investigação assenta em corpos na diáspora, discutindo as teorias sobre a pós-colonialidade desde a epistemologia do Sul. Actualmente, é professora associada de Sociologia, da Faculdade de Ciências Sociais, UBA e da Universidad Nacional de San Martín.

Doris Difarnecio

Artista, ativista e socióloga colombiana/nova iorquina que cresceu no Harlem. É directora da plataforma Arte Acción. Estudou literatura hispano-americana, teatro e dança contemporânea no Skidmore College, em Nova Iorque. Tem dois mestrados em Estudos Culturais e Sociologia (Universidade Autónoma de Madrid) e em Ciências Sociais e Humanísticas (Universidade de Ciências e Artes de Chiapas, México). Trabalhou com a FOMMA (Fortaleza de la Mujer Maya) como directora de teatro com base nas metodologias de Paulo Freire, entre 1999 e 2013, no México. Dirigiu o satélite do Hemispheric Performance Institute da Universidade de Nova Iorque em Chiapas, México, de 2007 a 2013. Em 2013, percorreu o continente latino-americano de autocarro, realizando acções, colaborações, diálogos, palestras e projecções com várias universidades, ONGs e populações indígenas sobre a performance como activismo. Recebeu uma bolsa Fullbright.

Doris Difarnecio dirige a plataforma digital Arte Acción, que se concentra na representação da arte como acção pública e resistência contra o feminicídio, a violência sexual, a homofobia e o racismo. Arte Acción já esteve presente no Brasil, Colômbia, Argentina, Peru, Chile, Bolívia, México, Índia e Espanha. Difarnecio reside no Sudoeste de Portugal, Cavaleiro, onde continua a colaborar com várias instituições académicas e comunitárias na América Latina, Nova Iorque e Lisboa. A plataforma digital Arte Acción é um espaço que liga culturas e modos de expressão com palestras, diálogos, projecções, acções públicas, que têm contribuído para o fortalecimento de colaborações, multilingue e interdisciplinares de instituições, artistas, académicos e activistas.

Daniela Mara Reis da Silveira

É actriz, dançarina, performer, arte educadora e mestranda em Processos e Poéticas da Cena Contemporânea pela UFOP. Investiga as artes indígenas contemporâneas, escrita e a dança butô no processo de criação cénica. Autora do livro de poesias “Só faz sentido o rio…” pela editora urutau (2022). Possui formação académica no curso de especialização em Arte Educação: Culturas Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporânea (2022) pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Bacharel e Licenciatura em Artes Cénicas (2018 – 2021) pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Integrante do grupo de pesquisa Wayrakuna – Movimento Plurinacional de Indígenas Mulheres; e do colectivo anticorpos – investigação em dança.

Actividade realizada com Arte Acción

Arte Acción: acredita nas colaborações artísticas como uma forma de nos revelarmos aos outros, gerarmos conhecimento e comprometermo-nos política e socialmente em todos os aspectos de nossas vidas. Uma aliança artística pode dar origem a actos transformadores que nos convocam para relações afectivas e poderosas que mapeiam e transformam o conhecimento pessoal em conhecimento transmissível.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.