ZDB

Música
Concertos
Lançamentos

André Carvalho

— 'Lost in Translation'

qui14.10.2119:00
Galeria Zé dos Bois


© José Sarmento Matos

A busca incessante por novas sonoridades tem levado André Carvalho a descobrir e explorar vários géneros musicais desde a música improvisada, a música experimental e a música contemporânea dita erudita. Busca incessante por uma universalidade na linguagem que encontra agora forma no seu novo álbum Lost in Translation.
O trio composto por André Carvalho no contrabaixo, José Soares no saxofone e André Matos na guitarra, gravou o seu disco de estreia em Dezembro, contando com o apoio da Antena2, Fundação GDA, Companhia de Actores e Teatro Municipal Amélia Rey Colaço. Com uma instrumentação distinta, o grupo explora as composições de Carvalho com uma abordagem aberta, usando texturas, sons e dinâmicas como veículo para exprimir auditivamente cada uma das palavras intraduzíveis escolhidas. Lost in Translation é lançado no dia 15 de Outubro de 2021 pela editora americana Outside in Music, podendo ser escutado pela primeira vez ao vivo no Aquário da ZDB.

André Carvalho

Natural de Lisboa, André Carvalho é um contrabaixista e compositor a residie em Nova Iorque desde 2014.
Com álbuns editados, ‘Hajime’ (Prémio Carlos Paredes 2012) e ‘Memória de Amiba’ (apoio GDA), foi vencedor de prémios como o Bucharest International Jazz Competition (Best Group; com apoio do Min. da Cultura e da Emb. Portuguesa em Bucareste) e o apoio GDA para tour com o seu grupo em 2016. Apresentou-se na UE, EUA e Egito, nomeadamente no Cairo Jazz Festival (apoio Inst. Camões), Fest. de Jazz de Viseu, Jazz Festival Ljubliana, Serralves, Bundes Jazz Festival, Festa do Jazz, Casa da Música, Musikverein, Konzerthaus Berlin, Auditorio Nacional de Musica Madrid, Palais des Beauxs-arts Brussels, etc.
André tocou com Chris Cheek, Will Vinson, Tommy Crane, Mário Laginha, Maria João, Gustavo Dudamel, Heinrich Schiff, Orq. Ibero-Americana, Anton Webern Orc., Carlos do Carmo, Cristina Branco, entre outros.
É formado pela Manhattan School of Music (mestrado em Jazz performance), como bolseiro Fulbright, e licenciado pela Universität für Musik und darstellend Kunst, Viena (com J. Niederhammer). Actualmente, faz parte do corpo docente da Mark Murphy’s Music em New Jersey, onde lecciona contrabaixo e piano.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.