ZDB

Artes Visuais
Lançamentos

Lançamento de ‘Inquérito a 263 artistas’

— de Sara & André

Sex14.05.2118:00
Galeria Zé dos Bois


A lotação do evento será limitada cumprindo as regras de distanciamento social previstas pela DGS. O uso de máscara obrigatório.

Lançamento da edição especial da Revista Contemporânea Inquérito a 263 artistas.
Convidados pela editora da revista Celina Brás a criar um conteúdo que partisse da ideia de correspondência com a comunidade artística, tendo como assunto a (ou uma possível) paragem da atividade em virtude do confinamento, Sara & André enviaram (digitalmente) um pequeno inquérito com 4 perguntas a cerca de 500 artistas portugueses ou a trabalhar em Portugal, entre abril e novembro de 2020. Inicialmente publicado online, a boa recepção e considerável participação dos seus pares, levou a que se avançasse para uma edição física, impressa em fevereiro deste ano, mas que aguardou até agora a possibilidade de celebrar convenientemente a publicação com todos os participantes e interessados.

Sara & André

(Lisboa, 1980 e 1979). Vivem e trabalham em Lisboa Estudaram, respectivamente, Realização Plástica do Espectáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa, e Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design, nas Caldas da Rainha. Sara & André trabalham com fotografia, vídeo e performance, centram o seu trabalho em questões relacionadas com a autoria, a apropriação e com os mecanismos da fama no mundo da arte. De entre os seus projectos, destacam-se: “Claim to Fame Project”, iniciado em 2004, bem como a série “Fundação Sara & André” que consiste na encomenda de obras de arte auto-referenciais a outros artistas. Expõem regularmente desde meados da presente década. Das suas exposições individuais, destacam-se as seguintes: “Sara & André” (PêSSEGOpráSEMANA, Porto, 2007), “Fundação Sara & André” (Rosalux, Berlim, 2007) e “Sara & André” (3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2008) “Claim to Fame” (Fundação PLMJ, Lisboa, 2010), “Delicious” (3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2010) e “Sara & André” (Inflight, Hobart, Australia, 2010). Desenvolveram, igualmente, projectos para “Project Rooms” nas feiras “Arte Lisboa” (2008) e “Just Mad”, em Madrid (2010), bem como para espaços expositivos alternativos como Small Box 28 (Pavilhão 28 do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Lisboa, 2009) e Espaço ao Cubo (Centro Comercial Alegro Alfragide, Alfragide, 2010). Participaram na terceira edição do evento “Anteciparte” (Páteo da Galé, Lisboa, 2006) e em diversas exposições colectivas, das quais sobressaem as seguintes: “Trabalhar Cansa” (Espaço AC, Lisboa, 2007), “A Escolha da Crítica” (Plataforma Revólver, Lisboa, 2009), “A Beleza do Erro” (Lx Factory, Lisboa, 2009), “A Museum is to Art what a great Translator is to a Writer” (Galeria Baginski, Lisboa, 2010) e “A Filosofia do Dinheiro” (Museu da Cidade, Lisboa, 2010).

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.