ZDB

Cinema

Radicais Livres: experiências da dança no cinema experimental

— programação de Bárbara Janicas

qua03.07.2419:00
sex05.07.2422:00
qua10.07.2419:00
sex12.07.2422:00
qua17.07.2419:00
sex19.07.2422:00
qua24.07.2419:00
sex26.07.2422:00
Quartas na Galeria Zé dos Bois (Rua da Barroca, 59)
Sextas na ZDB 8 Marvila (Praça David Leandro da Silva, 2)


“Film with three dancers” de Ed Emshwiller

Todas as sessões do ciclo decorrem à quarta-feira, às 19h, na ZDB, e repetem na sexta-feira da mesma semana, às 22h, na ZDB 8 Marvila.

Este ciclo convida à descoberta de uma outra história do cinema experimental sob o signo da dança, através de uma série de filmes incontornáveis e inclassificáveis que, relembrando a misteriosa fórmula do filósofo Jean-François Lyotard, são capazes de fazer ver que “ver é uma dança”. Do primeiro fenacistoscópio mostrando as etapas sucessivas da pirueta de um bailarino, às decomposições cronofotográficas do célebre Pas de deux filmado por Norman McLaren; das primeiras captações de danças serpentinas pintadas à mão sobre a película, às mirabolantes adaptações de coreografias pós-modernas através de múltiplas exposições e outros efeitos caleidoscópicos concebidos por Ed Emshwiller; dos estudos de “coreografias para a câmara” de Maya Deren, às improvisações com a “câmara somática” de Marie Menken; dos transes de rabiscos tribais gravados por Len Lye sobre o suporte fílmico, às configurações aleatórias de formas luminosas em movimento geradas por IA… Uma “pulsão dançante” profundamente ancorada na conceção e na perceção do movimento das imagens acompanha a evolução das formas cinematográficas experimentais ao longo das décadas, pulsão dançante essa que, não se reduzindo às posturas corporais e aos passos de dança académicos, emana dos gestos criativos de diversos cineastas e se repercute nas experiências sensíveis que os próprios filmes propõem aos/às espectadores/as, impulsionando-os a dançar com o olhar perante as figuras que se metamorfoseiam ou se agitam sobre o ecrã de projeção.

Em três sessões temáticas – “Pioneiras da cine-dança”, “Black & light dances” e “Corpos e grafias / coreias gráficas” – e uma sessão de homenagem a Ed Emshwiller – cineasta experimental e pioneiro da arte vídeo que, nos anos 60-70, colaborou com os coreógrafos americanos Alwin Nikolais e Carolyn Carlson –, este ciclo põe em destaque e confronta várias cine-danças emblemáticas da história do género, com algumas das obras de “radicais livres” que desafiam e ampliam os limites da disciplina, ou ainda com criações mais recentes que revisitam este legado cine-coreográfico à luz das tecnologias do cinema digital. Roubada ao principal filme “raspado” (scratched) sobre a película do precursor da animação direta Len Lye – que por sua vez se inspirou no fenómeno químico do mesmo nome –, a expressão “radicais livres” que dá o título a este programa evoca a dimensão primitiva e pulsional, excessiva e até transgressiva, do movimento dançante antes da sua codificação através de figuras coreográficas académicas: ou seja, tratam-se de obras que procuram menos sublimar ou cristalizar a arte coreográfica, do que reatar com a experiência primordial da dança no seu estado de coreia (do grego khoreía) ainda sem grafia (graphê). Concebidos como uma extensão das experiências somáticas dos cineastas tidas como transmissíveis aos/às espectadores/as através de uma espécie de “empatia cinestésica”, os filmes escolhidos permitem assim dar a ver como a partilha de uma vocação ou de um impulso dançante podem elucidar as dimensões mais radicais dos movimentos das imagens, que o cinema experimental nos convida a experimentar através dos nossos próprios corpos e olhares.

03.07 — Pioneiras da cine-dança

Sessão de 60min, apresentada por Bárbara Janicas.

Thèmes et variations 
Germaine Dulac, 1928
16mm, b&w, sil., 9min

A study in choreography for camera
Maya Deren, 1945
16mm, b&w, sil., 3min

Ritual in transfigured time
Maya Deren, 1946
16mm, b&w, sil., 15min

Visual Variations on Noguchi
Marie Menken, 1945
Digital, b&w, sound, 4min

Arabesque for Kenneth Anger
Marie Menken, 1961
Digital, color, sound, 4min

Introspection
Sara Kathryn Arledge, 1946
Digital, color, sound, 6min

Element
Amy Greenfield, 1973
16mm, b&w, sil., 11min30

Tall Arches
Doris Chase, 1974
16mm, color, sound, 640

Informação completa aqui.

10.07 — Black & Light Dances

Sessão de 50min.

Symphonie diagonale
Viking Eggeling, 1924
Digital, b&w, sil., 3min30

Free Radicals
Len Lye, 1958-79
16mm, b&w, sound (optic), 4min30

The very eye of night
Maya Deren, 1958
16mm, b&w, sound (optic), 15min

Pas de deux
Norman McLaren, 1968
16mm, b&w, sound (optic), 13min20

46 bis
Pascal Baes, 1988
16mm, b&w, sound (optic), 4min

Lights
Marie Menken, 1964-66
Digital, color, silent, 6min50

Breakaway
Bruce Conner, 1966
Digital, b&w, sound, 5min

Informação completa aqui.

17.07 — Corpos e grafias / Coreias gráficas

Sessão de 50min.

Lichtspiel Opus I
Walter Ruttmann, 1921
Digital, color, sound, 10min

7362
Pat O’Neill, 196
16mm, color, sound (optic), 10min

Rainbow dance
Len Lye, 1936
16mm, color, sound (optic), 5min

Reasons to be glad
Jeff Scher, 1980
16mm, color, sound, 4min

Begone Dull Care
Norman McLaren & Evelyn Lambert, 1949
Digital, color, sound, 7min50

Demoni
Theodore Ushev, 2012
Digital, color, sound, 3min30

Dancing in the grain
Dominique Willoughby, 2023
Digital, color, sound, 5min

Loïe
Noé Balthazard, 2023
Digital, color, sound, 5min40

Informação completa aqui.

24.07 — Homenagem a Ed Emshwiller

Sessão de 60min.

Dance Chromatic
Ed Emshwiller, 1959
Digital, color, sound, 7min

Thanatopsis
Ed Emshwiller, 1962
Digital, b&w, sound (optic), 5min

Totem
Ed Emshwiller, 1963
Digital, color, sound (optic), 16min

Film with three dancers
Ed Emshwiller, 1970
Digital, color, sound, 21min

Self trio
Ed Emshwiller, 1976
Digital, color, sound, 8min

Informação completa aqui.

Bárbara Janicas

Bárbara Janicas é investigadora associada ao laboratório ESTCA, na Université Paris 8, onde leciona várias cadeiras da licenciatura de cinema, e é autora de uma tese intitulada Pulsions dansantes du cinéma expérimental sur pellicule (2021). Atualmente responsável pela coleção de cinema experimental da Cinédoc Paris Films Coop e membro da equipa de organização do festival Novembre expérimental, Bárbara Janicas faz também parte do comité de redação da revista Images secondes e do coletivo de crítica de cinema À Pala de Walsh.

Programa Relacionado

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.